Skip to main content
visitar cinfães é

percursos pedestres

a liberdade de caminhar pelas serras e florestas de Cinfães, pela borda dos rios mais límpidos e transparentes

sempre com o ar puro como companhia

São 6 os percursos pedestres que aqui descrevemos. E em todos eles poderá encontrar muita natureza, fauna e flora. Ar puro e alguns deles, rios de águas cristalinas. Desde a montanha até ao rio, passando por vales e lameiros, poderá ainda encontrar importante arte megalítica celta ou Romana. Caminhar por Cinfães é viajar no tempo e na história.

caminhe...

o seu corpo agradece...

Vila de Muros

Caminho do Prado

Caminho do prado

Este é um percurso circular que se desenvolve no Vale do Bestança ao longo das margens do rio e que passa pelas localidades de Vila de Muros, Covelas e Vale Verde. Tem início no Largo da Nogueira, em Vila de Muros, segue em direção à ponte Romana de Covelas, atravessando o rio Bestança para a margem direita e sobe à aldeia de Covelas por uma calçada antiga. Volta, novamente, a cruzar o rio por uma ponte de cimento e chega a uma zona conhecida por Prado. Depois, sobe por uma antiga calçada até Vale Verde, onde continua por asfalto até Vila de Muros.

6,7Km

Vila de Muros

Rota do Vale

Rota do vale

A Rota do Vale é um percurso linear, com duas portas de entrada, que pode ser iniciado no Largo da Nogueira , na aldeia de Vila de Muros, ou nas Portas de Montemuro, junto da capela das Portas. Desenrola-se num dos vales mais bonitos de Portugal, o Vale de Bestança, e ao longo de um dos rios mais limpos da Europa - o rio Bestança. Este percurso conduz-nos por locais de elevado interesse paisagistico, cultural e arquitetónico, tais como: o Prado do Bestança; Ribeira de Tendais; Rio Bestança; Ponte de Soutelo; Eira Comunitária do Bustelo; Serra de Montemuro; Capela e Muralha das Portas de Montemuro.

Quinhão - Tendais

Vale de Aveloso

O percurso pedestre do Vale de Aveloso é um percurso circular em forma de oito, com início e fim na junta de freguesia de Tendais. Passa pela aldeia de Macieira e segue por calçadas e caminhos entre muros até à ribeira de Covais. Após atravessar a ribeira segue para Aveloso. Desta povoação desce, novamente, até à ribeira de Covais percorrendo-a pela sua margem esquerda até chegar à povoação de Meridãos. Prossegue para Tendais, apanha o vale onde corre a ribeira de Tendais, até que chega à igreja e, novamente, à junta de freguesia.

10,7Km

3h30

+429m

8,1Km

2h30

+354m

Bustelo

Encostas de Serra

Este percurso pedestre tem início e fim junto à eira da Laje, em Bustelo, uma aldeia tradicionalmente serrana. Passa na eira grande, uma lage de granito de grandes dimensões que se destaca no meio dos socalcos e prossegue no trilho para sul, que o leva até a povoação de Alhões contornando as estreitas ruas deste lugar. Continua depois para Oeste, em direção ao vale do rio Bestança por antigas calçadas e trilhos. Depois de passar o rio Bestança duas vezes, sobe uma última vez até chegar novamente à povoação de Bustelo.

Alhões

Caminho das portas

Percurso circular com início e fim no parque de lazer de Alhões. Inicia-se pela estrada de asfalto, virando logo à esquerda por uma estrada de terra batida que em seguida começa a ser murada. Chega a uma antiga calçada que atravessa várias linhas de água onde o percurso segue pela direita. Continua em direção ao planalto, segue por um trilho entre muros até ao cruzamento onde o percurso prossegue pela direita até Alhões. Atravessa toda a aldeia, cruza a estrada de asfalto entrando numa outra calçada, até ao parque de lazer.

5,4Km

+428m

Cinfães

Caminho da Vila

Este é um percurso linear que tem início na Loja Interactiva de Turismo de Cinfães ou no Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança. Seguindo o sentido aconselhado, inicia-se pela estrada de asfalto em direção a Este, e após subir um pouco sai da Vila por um trilho entre casas. Depois, prossegue por uma estrada de terra batida até à estrada de asfalto. Segue um pouco na estrada de asfalto e vira à esquerda por um trilho antigo entre muros. Continua por uma antiga calçada medieval que leva a Pias, cruza a E.N. 222 e entra nas ruas estreitas que leva ao Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança.