visitar cinfães é

Aldeias

visitar cinfães é

Aldeias

Viaje pelo tempo, sonhe e incorpore os nossos antepassados nas aldeias mais

portuguesas de Portugal

Poderá visitar quatro aldeias típicas portuguesas em Cinfães. Vale de Papas, Boassas, Bustelo da Lage e Gralheira. Cada uma delas com as suas características peculiares, com as suas tradições e costumes. Uma viagem no tempo que não poderá perder. Rodeadas de muita natureza e ar puro, as aldeias de Cinfães oferecem uma experiência única a quem as visita.
Viaje pelo tempo, sonhe e incorpore os nossos antepassados nas aldeias mais

portuguesas de Portugal

Poderá visitar quatro aldeias típicas portuguesas em Cinfães. Vale de Papas, Boassas, Bustelo da Lage e Gralheira. Cada uma delas com as suas características peculiares, com as suas tradições e costumes. Uma viagem no tempo que não poderá perder. Rodeadas de muita natureza e ar puro, as aldeias de Cinfães oferecem uma experiência única a quem as visita.

o tempo para...

viver o passado

Aldeia de Boassas

Aldeia de Boassas

Com uma posição privilegiada, enquadrada no Vale do Bestança e debruçada sobre o Rio Douro, a aldeia de Boassas integra a rede das Aldeias de Portugal desde 2005.

Caraterizada pelas suas ruas estreitas e pátios típicos, rodeada de natureza e paisagens de cortar a respiração, detém um património edificado, de grande valor com vários edifícios nobres, centenários a merecerem destaque.

Lar de uma das mais ilustres figuras do concelho, o explorador Alexandre de Serpa Pinto, esta aldeia participou também, em 1938 no célebre concurso do Estado Novo, para eleição da Aldeia mais Portuguesa de Portugal.

Refira-se ainda que é nesta aldeia que se pode ver a única árvore de interesse público do concelho de Cinfães, um cipreste-comum com mais de 150 anos.

Aldeia de Bustelo da Lage

Aldeia de Bustelo da Lage

Localizada na encosta do Rio Bestança, a aldeia de Bustelo (ou Bustelo da Lage) carateriza-se pelo seu aglomerado rural, a envolvente de caminhos empedrados, os moinhos, palheiros e espigueiros.

As eiras, característicos espaços planos, lajeados de granito, com boa exposição solar, onde ainda hoje os habitantes partilham as tarefas agrícolas e é ponto de encontro e convívio.

As tradições estão ainda muito presentes no quotidiano e a agricultura é uma parte integrante da vida nesta aldeia.

Sendo um reflexo da cultura popular da Serra, nesta localidade são percetíveis as disparidades geográficas, ambientais e paisagísticas entre a Serra do Montemuro e o Vale do Bestança.

Aldeia da Gralheira

Aldeia da Gralheira

Localizada nos limites do concelho, em plena Serra do Montemuro, a cerca de 1100 metros de altitude, a aldeia da Gralheira é também conhecida como a “Princesa da Serra”.

Com uma paisagem deslumbrante, rodeada de lameiros férteis e verdejantes, propícios à criação de gado, esta é uma das atividades principais na aldeia e uma das principais fontes de riqueza das suas gentes.

Esta localidade é conhecida pelos seus invernos rigorosos e pelas quedas de neve, que acontecem com alguma regularidade e que oferecem panoramas magníficos a partir deste local.

No centro da povoação ainda é possível vislumbrar algumas casas típicas, construídas com granito e algumas delas, ainda cobertas de colmo.

Esta aldeia é caraterizada também pela sua população unida e dinâmica, destacando-se ainda a gastronomia local, divulgada e dinamizada pelos dois restaurantes aqui existentes, que brindam os seus clientes com fantásticas iguarias, como a vitela arouquesa, cabrito e anho assados em forno de lenha, cozidos, arroz de salpicão, entre outros.

Aldeia de Vale de Papas

Aldeia de Vale de Papas

Aldeia típica de raízes frias e contidas, com um aglomerado rural concentrado, que propõe uma das melhores experiências rurais. Com tradição de gado e cereais, é basicamente composta de pequenas edificações de pedra e telhado de colmo, com planta retangular e um único compartimento, onde constam a lareira com cozinha e forno, e a alcova com cama e pequena zona de descanso. Paralelamente, predomina um forte conjunto de cortes de gado para animais e espigueiros para armazenamento da produção agrícola.

O núcleo rural central apresenta uma eira comunitária, com arrecadação, capela e calçadas com origem no período romano.

Descrição geral:

Habitações com telhado de colmo, eira comunitária e arrecadação, espigueiros de cereais, capela, calçadas romanas, prados, gado e agropecuária, artesanato.

à sua espera...

Contactos

Morada

Rua Capitão Salgueiro Maia
4690-047 Cinfães

Telefone

+351 255 561 051
Visitar Cinfães é natureza, pois aqui poderá encontrar todo o tipo de fauna e flora. Ar puro em Cinfães aliado à natureza intacta. Rio cristalino temos três, o Bestança, o Paiva e o Cabrum. O Rio Bestança é um rio cheio de vida e com águas límpidas, aqui poderá passar as férias da sua vida em segurança e com muita natureza. Agende as suas férias no meio da natureza virgem de Cinfães. Uma terra com segurança onde poderá manter o distanciamento social e passar umas férias fantásticas. Cinfães possui percursos pedestres de excelente qualidade onde poderá viver a natureza como em nenhum outro lugar. Os nossos percursos pedestres são uma forma de conhecer a natureza nas suas férias. A segurança que vai encontrar na natureza de Cinfães, por entre os rios ou montanha. Cinfães possui três rios, o Douro é o maior, mas os límpidos são o Bestança e o Paiva. As suas Férias em Cinfães serão inesquecíveis uma vez que a natureza de Cinfães é pura. Traga a família e passe férias connosco. Pode fazer percursos pedestres, conhecer aldeias típicas portuguesas e toda a fauna e flora de Cinfães. As férias da sua vida estão à sua espera. Em total segurança, pode passar as suas férias no interior belo do país. Cinfães proporciona aos seus visitantes umas férias de qualidade. Faça percursos pedestres à beira do rio Bestança. Temos vários alojamentos no Vale do Bestança.